PÁGINA INICIAL CONHEÇA A MOTOBOY MAGAZINE PUBLICIDADE ASSINATURA FALE CONOSCO. CLIQUE AQUI.
MOTOBOY MAGAZINE    
TV MOTOBOY
 
ANUNCIE AQUI. SAIBA COMO. CLIQUE AQUI.
     
   
  TEXTUS SISTEMAS E INTEGRAÇÃO  
COMSTAR. Clique para acessar o website.
A.F. FRIGERI. Clique para acessar o website.
VINILSUL
AQUARIUS MOTO PEÇAS. Clique para acessar o website.
IKS. Clique para acessar o website.
FELTRIN MOTOS. Clique para acessar o website.
AMERICAN LIFE. Clique para acessar o website. SEGUROS
   
  MARLUVAS. Clique para acessar o website.  
   
  BATERIAS ROUTE. Clique para acessar o website.  
 
 
 
 
EDITORIAL
MATÉRIA DE CAPA
Veja a EDIÇÃO DO MÊS. Clique aqui.
MOTOBOY MAGAZINE - EDIÇÃO DO MÊS
Clique aqui para ver a MATÉRIA DE CAPA DESTE MÊS. Veja também as EDIÇÕES ANTERIORES.
NEWS EXPRESS
MOTOBOY NEWS
MOTOBOY BRASIL
MOTOBOY É VOCÊ
EMPRESAS & NEGÓCIOS
ENTREGAS RÁPIDAS
PONTUAÇÃO E MULTAS
SAÚDE
SEGURANÇA
ESPORTES
VEÍCULOS
TURISMO
ENTRETENIMENTO
VITRINE MOTOBOY
LINKS INTERESSANTES
PROMOÇÕES
EVENTOS
DICAS
 
  Matéria de Capa
 

Pela preservação de vidas

A Década de Ação pela Segurança no Trânsito iniciou-se nesse ano em 192 países no mundo e possui como principal objetivo reduzir em 50% os números de lesões e mortes causadas pelos acidentes de trânsito. No Brasil, desta estatística alarmante, o que mais tem crescido é o relacionado às motocicletas.



O mundo dos negócios tem exigido cada vez mais agilidade e pontualidade principalmente no quesito entregas de pequenas encomendas, documentos e até jornais – revistas e lanches. Assim, as motocicletas surgem como meio de transporte ágil que dribla um trânsito cada vez mais congestionado.

Atualmente, ela tornou-se protagonista no aumento de negócios fechados no setor de motofrete, seja em vendas ou entregas, mas, também, quando se fala em relação às vítimas de acidentes ligados a veículos de duas rodas, seu papel é fundamental quadriplicando a quantidade de lesões permanentes e até óbitos.
As ações para diminuição desse número teve como base estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) que estimou, em 2009, cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Recomendou-se então aos países membro, a elaboração de um plano diretor para guiar as ações nessa área no decênio atual, tendo como meta estabilizar e reduzir em até 50% os acidentes de trânsito em todo o mundo.

Hoje, os acidentes de trânsito representam a 3ª causa de mortes na faixa de 30-44 anos; a 2ª na faixa de 5-14 e 1ª na faixa de 15-29. Os custos dos acidentes de trânsito já foram estimados em 1 a 2% dos PIB dos países, ou ainda, em um custo global US$ 518 bilhões/ano. No setor saúde o impacto é significativo, particularmente nos países de baixa e média renda, onde o trânsito responde pela sobrecarga de prontos-socorros, dos setores de radiologia, fisioterapia e reabilitação.

Enquanto isso, no Brasil

Deve-se ressaltar que o país aparece em 5º lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito precedido apenas pela Índia, China, EUA e Rússia. Dados do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério das Cidades (MC) registraram, em 2008, a ocorrência de aproximadamente de 39 mil óbitos e 619 mil vítimas não fatais, muitos com seqüelas irreversíveis, decorrentes de acidentes de trânsito. Já em 2010, foram realizadas 145.920 internações de vítimas dos acidentes no trânsito financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com um custo de aproximadamente R$ 187 milhões. Os homens representaram 78,3% das vítimas (114.285), enquanto as mulheres 21,7%. A maioria das pessoas internadas tinha entre 15 e 59 anos. A região Sudeste concentrou quase metade dessas internações – 44,9%.
Os dados do MS também mostram que a cada 100 mil brasileiros, 76,5 foram internados em 2010 em decorrência de acidentes no trânsito. As maiores taxas são entre os motociclistas (36,4 por 100 mil). Segundo pesquisa, dois motociclistas morrem por dia nas ruas de São Paulo, cidade mais populosa da América Latina. As motos estão envolvidas em 35% dos acidentes.
A análise dos dados do MS mostra um aumento marcado entre as vítimas das motocicletas, sejam passageiros ou condutores. Das vítimas fatais em 2008, 8.898 estavam em motocicletas. O aumento da motorização do país nos últimos anos, e particularmente o uso de motocicletas e ciclomotores, que são modalidades de transporte bastante vulneráveis, dificultam a queda das taxas de mortalidade provocadas pelo trânsito.

Frota Brasileira

O Brasil registra uma frota motorizada de 66.116.077 de veículos, dos quais 57% são automóveis. As motos, motonetas e ciclomotores representam 26% da frota nacional, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste – que concentram 60% das motos que circulam no país. As informações são do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com dados de março de 2011. Se analisada a proporção entre automóveis e motos, há diferenças significativas entre as regiões do país.

Mais sobre o assunto
90%
dos acidentes são causados por falhas humanas.
4% são causados por falhas mecânicas.
6% são causados por má condição das vias.
No caso das falhas humanas, os principais motivos são: negligência e imprudência
e imperícia
   
     
         
   
         
 
             
           
 
Anuncie na MOTOBOY MAGAZINE. Fale conosco. Clique aqui. VEJA O MAPA DE LOCALIZAÇÃO. CLIQUE AQUI. Youtube, Orkut.. Saiba mais sobre a MOTOBOY MAGAZINE. Clique aqui.