Desde 1995, as baterias Raiom proporcionam para os revendedores e clientes inovações e benefícios reais. Construída para suprir as necessidades do mercado, ela surgiu em um período crítico para as indústrias brasileiras de baterias para motocicletas, já que as mesmas tinham concorrentes estrangeiros. A moeda brasileira tinha na época o mesmo valor do dólar e assim, uma forte presença de produtos importados no mercado nacional se fazia presente. Mesmo assim, a Baterias Raiom foi a primeira a produzir baterias com válvulas reguláveis (VRLA) com alto teor de estanho (Sn). Uma produção iniciada com apenas 3 empregados na linha de montagem e cerca de 20 a 50 baterias por mês transformou-se numa indústria de ponta que produz aproximadamente 60 mil baterias por mês e gera 120 empregos diretos.
Ele trabalhava na fábrica de baterias Tudor, onde começou ganhar experiência e conhecimento. Junto com o sócio e amigo Moreira, souberam de uma fábrica de baterias no Paraná que abriu falência. Assim, em 1995, compraram os equipamentos que tinha na fábrica para montar a própria indústria, como já tinha conhecimento na área administrativa e comercial, apostaram as fichas e criaram a Baterias Raiom. “No início tivemos diversos problemas, como a falta de conjunto plástico da bateria 2,5, por exemplo, mas, enfrentando tudo de frente e buscando soluções, desenvolvemos as nossas próprias matrizes para fabricação, assim como conjuntos de plástico (caixa, tampa e pólo). Depois dessa superação, poucas coisas nos atrapalhavam”, relembra Francisco.
Passado o tempo, a Raiom conta com um quadro de 120 funcionários e divide-se em cinco setores: controle de qualidade, montagem, embalagem, carga e estoque, numa área de 5 mil m². O crescimento sempre foi significativo e sempre se preocuparam em fazer um produto bom em que a qualidade é fundamental, principalmente para se criar o laço de credibilidade e confiança. “A empresa, sem dúvida nenhuma, é para mim e minha família motivo de orgulho, por que quando começamos acreditávamos, mas, jamais imaginaríamos que chegaríamos tão longe e que seríamos referência no mercado que atuamos. Hoje, nosso produto bate lado ao lado com as maiores concorrentes do mercado e estamos em diversos estados no Brasil”, fala Francisco.
Mesmo o mercado de motopeça ser extremamente agressivo, a Raiom tem capacidade, história, experiência e mantém bom relacionamento com os clientes atendendo todos da melhor forma possível, com muita transparência e aproximação através dos representantes comerciais, que é um ponto forte. Responsabilidade nos prazos de entrega e também um atendimento personalizado fortalece a marca. Porém, para se tornar atrativa aos consumidores, as baterias Raiom apostam na qualidade, preço justo e garantia total para o consumidor final a partir da compra.
Essa qualidade conhecida no mercado, permite que a indústria comercialize 2 nomes: Raiom e Soyuz. “Inicialmente começamos com a Bateria Soyuz, mas tínhamos um probleminha em vender a mesma bateria para dois distribuidores da mesma cidade, ou seja, se vendia para um, o outro não queria vender o mesmo produto porque o concorrente dele estava distribuindo. Para não gerar uma concorrência entre os nossos próprios clientes criamos então outra marca para atender os dois sem gerar nenhum tipo de problema. O sucesso nas vendas acabou se transformando em investimento na expansão da fábrica, mais modernas e maior, passando para 35 mil m² com total de 8,5 mil m² construídos. Percebe-se que, nem mesmo a competitividade do mercado, impostos abusivos, carga tributária absurda, entre outros motivos, são capazes de segurar a motivação dos empresários.
Aumento da fábrica também traz preocupações com as normas de segurança no caso das baterias, o funcionário recebe todo equipamento adequado e treinamento. Fora isso, possuem selos de segurança que prova a qualidade e segurança do produto. A Raiom tem Certificação do Isso 9000 e Inmetro.
Apesar da crise, esperam crescimento. “Eu espero que nossa empresa esteja totalmente instalada no novo local até ano que vem para que possamos crescer mais e nos tornarmos cada vez mais competitivos no mercado, oferecendo sempre um produto de qualidade e confiabilidade aos nossos clientes e continuar fazendo um trabalho limpo”, finaliza Francisco.
[caption id="" align="alignright" width="300"]No dia 25 de maio, a Raiom recebeu a visita da Pegrucci Representações junto com clientes lojistas do interior de São Paulo para conhecerem as instalações, o processo de fabricação das baterias, linha de montagem, funcionários e equipe técnica. A Motoboy Magazine também esteve presente e aproveita o espaço para agradecer a recepção por parte de toda Equipe da Baterias Raiom.
[caption id="attachment_13558" align="alignnone" width="1024"]Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 23°
NubladoMín. 15° Máx. 24°
Sol com muitas nuvens e chuva